domingo, 20 de janeiro de 2013

Edição nº 7 - Curtas do Audiovisual Baiano


A convite do ICBA e do Berlinale, Marília Hughes e Claudio Marques viajam em fevereiro para o Festival de Cinema de Berlim. Os diretores levarão um teaser do longa "Depois da chuva" para mostrar a programadores de festivais, que já estão pedindo notícias do filme. 

Marko Ajdaric e Sávio Leite fazem o pré-lançamento do dvd de "Nego", sobre Teodoro Sampaio, dia 30 de janeiro. O filme usa quadrinhos como suporte de linguagem. O evento também contará com homenagens a personalidades da cultura baiana falecidas recentemente e a pessoas que ajudaram no desenvolvimento da 9ª Arte. O lançamento de Nego integra evento comemorativo ao Dia do Quadrinho Nacional, na Biblioteca da UFBA, em Ondina, das 19 às 22 horas. 

"Marighella - Quem samba fica, quem não samba vai embora", filme de Carlos Pronzato, foi convidado para o 3º Argentina FICIP - Festival Internacional de Cinema Politico, em Buenos Aires. O festival acontece em março de 2013 e se propõe a reconhecer e difundir as obras cinematográficas dedicadas à vida política. O filme retrata a trajetória do guerrilheiro, principalmente entre 1964 e sua morte, em dezembro de 1969. Depoimentos de militantes, estudiosos, políticos e pesquisadores que, de algum modo, conviveram com Marighella, compõem o filme. O título é uma referência a uma carta homônima escrita por Carlos Marighella aos seus companheiros, em dezembro de 1968. 

Sophia Midian retorna a Seabra, cidade de onde partiu aos 10 anos, com excelentes novidades. A cineasta leva para estudantes do ensino médio do município, que fica na Chapada Diamantina, o projeto ABC do Cinema, selecionado pela Petrobrás Cultural e Funarte. Os jovens do município e das cidades circunvizinhas poderão participar gratuitamente de uma oficina sobre a história da sétima arte e assistir, na praça principal, a filmes relativos a cada período do cinema. Em breve as inscrições estarão abertas.




Adriano Big lança seu novo novo filme, "A Cartomante", na quarta-feira (30), às 19 horas, na Sala Walter da Silveira. Depois da exibição, todos estão convidados para uma festa no Dubliners Pub, às 22 horas (bilheteria livre). “A Cartomante” é uma adaptação do clássico conto homônimo de Machado de Assis. Na proposta do diretor, uma história realista, de narrativa não-linear, em um único plano sequência. No elenco: Duda Woyda (Vilela), Andréa Nunes (Rita), Adriano Big (Camilo) e Márcia Andrade (Cartomante). 




Big também retoma as gravações agora em janeiro, como ator, do filme "Papai Noel nos molestou". A produção é do Coletivo Urgente de Audiovisual - CUAL, com direção de Ramon Coutinho. 




A Jaguatirica Cine é a produtora local da série de tv israelense "Malabi Express", que terá episódios gravados na Bahia (Morro de São Paulo e Salvador). A série é uma comédia para o Canal 10 e terá 13 episódios de 26 minutos. A produção de elenco está sendo feita pela CAP - Escola de Tv e Cinema, sob a direção de Rada Rezedá. As gravações começam em março.  

‎Para  Malabi Express, a CAP está selecionando atores com os seguintes perfis: 
*ATRIZ MORENA CLARA -TIPO LATINA -40 ANOS 

*ATRIZ MUITO BAIXA E BRANCA - (quase anã) 30/35 ANOS

*ATOR BRANCO OU MORENO CLARO (quase 90 anos) - PODE SER 60/70 ANOS (FAZ-SE ENVELHECIMENTO POR MAQUIAGEM)

*ATOR 40 /50 ANOS BRANCO/MORENO CLARO

*ATRIZ - 30 /35 MORENA CLARA/ BRANCA

*ATRIZ 80 ANOS, GORDA, BRANCA OU MORENA CLARA- PODE SER 60/70 ANOS ( FAZ-SE ENVELHECIMENTO POR MAQUIAGEM)

*ATOR 20/30 ANOS - NEGRO

Interessados podem enviar fotos profissionais e currículo para: capelenco@gmail.com
Colocar no assunto: FILME INTERNACIONAL


Henrique Dantas acabou de chegar do Rio de Janeiro, onde concluiu a edição de som e mixagem do longa Sinais de Cinza - A Peleja de Olney Contra o Dragão da Maldade. O diretor viaja para Minas Gerais na terça-feira (22), onde exibirá o longa na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Com depoimentos de Conceição e Orlando Senna, José Carlos Avellar, Emanuel Cavalcante, Luis Paulino dos Santos, Silvio Tendler,Olney São Paulo Jr., Ilya São Paulo, dentre outros, o filme resgata momentos marcantes da vida do cineasta Olney São Paulo e a trajetória interrompida pelas atrocidades da Ditadura Militar no Brasil.




Ainda sobre a Mostra de Tiradentes, dia 24 de janeiro será exibido outro longa baiano, Cuíca de Santo Amaro, de Joel de Almeida e Josias Pires. Na mostra de curtas estão ainda Arremate de Rodrigo Luna; Menino do 5, de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira; Veraneio, de Leon Sampaio. 

O curta-metragem "A Descoberta", da Plano 3 Filmes, com direção de Ernesto Molinero, ganhou o prêmio de Melhor Ficção na Mostra Competitiva Nacional do 6o Festival Vale Curtas, realizado na última semana, em Pernambuco. Nos próximos meses, o filme vai participar do 28o Marché International du Court Métrage Clermont Ferrand, na França,  e do 11º Mercado de Cine Latinoamericano del Festival Internacional del Cine de Guadalajara, no México.



Nenhum comentário:

Postar um comentário